Ao longo do mês de maio, mês dedicado a virgem Maria, trinta e uma famílias da comunidade de Contendas e do Assentamento Normandia acolheram em sua casa a imagem peregrina de Nossa Senhora das Graças para a oração do terço, como já é de costume na comunidade. A cada ano a alegria se renova e cresce entre as famílias que abrem suas casas recebendo vizinhos, familiares e amigos para juntos orarem e celebrarem os santos mistérios do rosário da virgem Maria, além de partilharem um pouco da palavra.
Aos sábados foram realizadas celebrações especiais, com
musica, celebração da palavra e citação do terço. Nas celebrações esteve
presente o coral Vozes do Senhor e Frei Walter, que presidio as celebrações.
No dia 01-06 os fies se concentraram no pátio da igreja para o encerramento do mês mariano, de onde saíram em procissão com a imagem de Nossa Senhora das Graças, levada pelo casal Valdir e Neide que receberam terço na noite anterior, dando inicio ao terço, e em seguida a celebração da palavra.
Frei Walter Benício acompanhou e organizou junto com o concelho da comunidade o mês de mariano. O frei me fala da renovação da tradição nordestina do mês de devoção ao terço e a virgem Maria, momento de união das famílias para oração, que é vivido e celebrado pela igreja, que tem Maria como mãe. Ele também me fala da mulher Maria, que em sua simplicidade deu o sim a Deus, e que está sempre a serviço: “Maria, como nas bodas de Caná que o Santo Evangelho nos narra (Jo 2, 1-11) é aquela que intercede ao seu Filho por nós. Isso nos garante dizer com convicção e com fé que ela também é a nossa Mãe querida. A que foi concebida sem pecado original”. O frei ainda enfatiza a importância do mês vivido: ”Acredito eu que a grande e verdadeira importância desse mês é de percebermos que através da Mãe, a Virgem Maria, chegamos mais próximo a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso. Seguir a Maria é, sem dúvidas, uma adesão ao projeto salvífico de Deus. Que não abandona nenhum de seus filhos, mas que pelo contrário, nos faz contar com o amoroso carinho e cuidado de sua Mãe Santíssima”!
No final da celebração, cinco crianças da catequese coroarão a imagem da padroeira da comunidade, Nossa Senhora das Graças, momento em que o povo no simbolismo da coroação da imagem transmite sua devoção e veneração àquela que foi eleita e coroada no céu.
“Um sinal grandioso apareceu no
céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma
coroa de doze estrelas.”
(“APOCALIPSE”. 12, 1)”
(“APOCALIPSE”. 12, 1)”
Nenhum comentário:
Postar um comentário