domingo, 2 de junho de 2013

FESTA DE FREI DAMIÃO EM CARUARU

 
Como todo bom sertanejo, cedinho os fies começaram a se concentra no terreno do memorial de frei Damião para a comemoração do ultimo e mais esperado dia da festa. E mais uma vez estava lá à turma jovem do II EJC do convento recepcionando a todos com muita euforia e organizando o trânsito.









 Como de costume nos terceiros domingos os fies realizarão mais uma caminhada saindo do convento para o memorial, além deles uma turma de ciclistas também fizeram o trajeto de mais de 10 km, como o casal André e Deise, que saíram por volta das 19h30 do convento dos capuchinhos no bairro Divinópolis. O casal me fala que a devoção pelo frade capuchinho, que vem seus pais que já o acompanhava em sua trajetória de vida. Alegria e agradecimento foram as palavras que André e Deise usaram para transmiti o sentimento que ficou depois de todo esforço que fizeram.












 Muitos fies de Caruaru e também de muitas outras cidades vieram prestigia a primeira festa de Frei Damião, como foi o caso do grupo da cidade de São Caetano.  Maria do Rosário, Maria Hosana e Maria Luciene junto com outras amigas me contam que sempre acompanharam as festas a frei Damião em São Joaquim e no Recife, e esse ano pela primeira vez vieram participar das comemorações em Caruaru. Maria do Rosário me conta que vinha muitas vezes a pé para cidade de Caruaru para acompanha as santas missões de frei Damião, “cresci ouvindo fala em frei Damião, meus avos já o acompanhava em suas missões” me fala Maria do Rosário.  Maria Luciene conta que teve uma experiência inesquecível em sua vida, ela se confessou pela primeira vez com frei Damião, e por pouco ela não teria tido esse encontro, “tava na fila junto com o povo, e tava muito nervosa e quase desisti de me confessa com ele, mais uma mulher me convenceu a fica” conta ela.















 E por volta das dez horas é chegado o momento mais esperado, a chegado dos cavaleiros da rota da fé, a emoção tomou conta de todos. Depois de nove dias, cerca de 17 cavaleiros saíram do Juazeiro do Norte no Ceará, e percorreram mais 500 quilômetros até chega a capital do agreste. A caminhada rota da fé traz em sua essência a fé do nordestino em Padre Cicero e o saudoso Frei Damião, que em suas vidas dedicaram-se a evangelização no nordeste.







































 Cada cavaleiro recebeu uma placa comemorativa pelo ato de peregrinação entregue pelo frei Aureliano da Província do Convento dos Capuchinhos de Caruaru, que participou e comandou a cavalgada.
















 Em seguida iniciou-se a celebração da missa comemorativa dos 16 anos da morte de frei Damião, presidida pelo frei Abelardo e participação de frei Lopes, frei Dimas, frei Aureliano e frei Fabiano. A animação foi do grupo de musica Água Viva.















 A festa foi organizada pelo frei Abelardo e a Paróquia Coração Eucarístico, juntos com suas comunidades urbanas, pastorais, movimentos jovens e também as comunidades de Contendas e Normandia, Rafael, Caropotós e Juriti que compõe a área rural da paróquia.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário