domingo, 7 de abril de 2013

VIGÍLIA PASCAL

Fogueira acessa velas nas mãos assim, os fies de nossa comunidade celebraram o sábado de aleluia. A celebração teve inicio as 19h da noite do sábado(30-03) no pátio de nossa igreja, todas luzes apagadas, todos em torno da luz da fogueira.





  Para iniciar a benção do fogo os jovens do coral da comunidade, dançaram em forma de ciranda acolhendo os fies, cantando : “Olha a fogueira! Olha o clarão! Neste calor da luz de Deus formos irmãos!”, música de autoria de frei Dimas Marleno , os seus versos falam de grandes acontecimentos em que envolve o fogo de uma fogueira como: a  grande demonstração de fé de Abraão, da missão dada por Deus a Moisés, o nascimento do profeta São João... assim deixando a celebração ainda mais completa em seu rito litúrgico onde se abençoa o fogo que ascendesse o círio.




O círio pascal representa a luz de Cristo é acesso nos batizados, crismas e durante a procissão de fé e é também usado durantes as missas do tempo pascal.



Ao abençoa o fogo o celebrante segura o círio e o crava cinco cravos de incensos que simbolizam as cinco chagas santas e gloriosas do Senhor Jesus.

Primeiro cravo: A coroa de espinhos

Segundo cravo: O prego da mão direita

Terceiro cravo: O prego da mão esquerda

Quarto cravo: O prego dos pés        

Quinto cravo: O corte feito no lado direito do peito de Jesus, por um soldado romano, vendo que ele já estava morto.























































 Na celebração todos os fies renovaram o sacramento do batismo, pelo qual morremos para o pecado e nascemos na vida em Cristo.



















O sábado santo nos prepara para vivermos a ressurreição de Cristo como bem fala Frei Walter: “A vigília do Sábado Santo está totalmente ligada ao Domingo, dia da Ressurreição. pois se vigiamos, ou seja, esperamos, é porque acreditamos que a nossa vitória virá com a volta dentre os mortos Daquele que vive. É, com certeza, o mais belo dia em nosso Tríduo Pascal, e as leituras como que passeiam conosco, nos relembrando todo o amor que Deus nos deu, desde o Gênesis, ao criar o ser humano e o mundo, a passagem espetacular do povo que outrora era escravo do Egito, e o mais importante para a nossa fé que é a Paixão, Morte e Ressurreição do próprio Cristo Jesus, que se entrega por nós!!!”























A noite teve a animação do Coral Vozes do Senhor.












Nenhum comentário:

Postar um comentário