sábado, 6 de abril de 2013

CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO


Na sexta-feira santa (29-03) as 15h iniciou-se a celebração da paixão do senhor. A celebração inicia-se em silencio sem canto de entrada com a entrada dos leitores e do celebrante no templo. O celebrante se deita diante do altar e permanece em oração por alguns instantes, este gesto significa que naquele momento o celebrante participa da morte de Cristo, É um momento onde se vive a ausência temporária de Jesus, por esse motivo não se celebra missa em nenhuma parte do mundo e em hipótese alguma neste dia.





A solenidade da sexta-feira santa traz um momento de reflexão, de deixamos um pouco de lado as tarefas do nosso cotidiano, para vivermos tão grande mistério de amor,  em que Deus entrega seu filho a morte para que te amos vida. Neste dia a igreja esta em luto como bem fala feri Walter:  “O ato de cobrirmos as imagens, não tocarmos sino, etc.... Nos faz perceber que o noivo nos foi tirado (Lucas 5,33-39). Aqui acontece o luto, a tristeza e com isso ainda não temos motivo de alegria, mas de esperança Naquele que disse Ressuscitar após três dias. Então todos esses sinais nos remetem ao estado de luto, e assim sendo de oração contínua”.




 A celebração traz a narração do evangelho de são João, onde conta toda a trajetória de Jesus em sua paixão, deste sua entrega no monte das oliveiras, seu julgamento diante de Pilatos, sua flagelação, a escolha dos judeus em liberta um ladrão e de crucificar Jesus, sua via dolorosa ao carregar a cruz até o calvário, a consolação que ele da as mulheres que o seguiam e choravam, a entrega de Maria como mãe do discípulo que amava, a sua entrega e morte na cruz e seu sepultamento. (João18,1-19,42)











O tradicional beijou da cruz é um dos momentos fortíssimos da celebração da paixão, pois ao beijamos a cruz estamos beijando não só a cruz mais como se beijasse o rosto de Jesus, sinal de nossa gratidão por sua paixão. Com o beijo veneramos a cruz sinal de salvação, mais elevamos espiritualmente o nosso pensamento a adora ao Cristo crucificado, que pela cruz nos trouxe a vida. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário